Milhares de fiéis celebram a padroeira de Feira de Santana

1

Ruas do centro comercial de Feira de Santana foram ocupadas por milhares de fiéis que celebraram Senhora Sant’Ana durante procissão no fim da tarde dessa quinta-feira (26). Neste ano o novenário dedicado à padroeira da cidade teve como tema ‘Cristãos Leigos e Leigas, Sal da Terra e Luz do Mundo, na Igreja e na Sociedade’.

“Essa é a missão da igreja. É a mesma missão de Jesus, que é de reconciliação, de paz e de justiça”, diz o Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, se referindo ao tema da festa neste ano. Também participaram do ato religioso o Arcebispo Emérito Dom Itamar Vian, o prefeito Colbert Martins Filho e o deputado estadual Carlos Geilson.

No mundo, as devoções à Senhora Sant’Ana e a São Joaquim, pais de Maria, mãe de Jesus Cristo, iniciaram junto com o cristianismo. No século VI, a adoração a eles já era muito difundida entre os católicos do Oriente. No Ocidente, o culto à santa começou no século VIII. No ano de 1584, o Papa Gregório XIII instituiu o dia 26 de julho como a data da festa de Senhora Sant’Ana. Em 1960, o Papa Paulo VI juntou a esse dia festivo a comemoração dedicada a São Joaquim. Por isso, em 26 de julho é comemorado também o ‘Dia dos Avós’.

Em Feira de Santana a devoção à mãe de Maria começou no século XVIII, quando o casal Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandoa doou terreno para a edificação de uma capela dedicada aos avós maternos de Jesus Cristo. Se aproximando de completar três séculos de existência, a celebração especial dedicada à padroeira feirense ganha mais força a cada ano.

Outras Notícias