Mostra da Diversidade Cultural traz novas propostas para Feira de Santana

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Está chegando mais uma edição da Mostra da Diversidade Cultural: imagens da cultura popular e, desta vez, com algumas novidades. “Balaio de Feira” é o tema da edição 2023-2024, que vai comemorar os 190 anos de Feira de Santana exaltando a diversidade cultural da cidade, em uma edição especial.

Este ano, em parceria com a Habitus Consultoria e Pesquisa e o Instituto Benetti, haverá o lançamento da Mostra entre os dias 16 a 19 de novembro, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira. A programação inclui, além da abertura da Mostra em seu novo formato, debates, rodas de conversas, encontros com educadores com temas ligados ao patrimônio cultural, oficinas, workshops de cinema, exibição de documentários, além de shows de grupos e bandas locais.

Com programação gratuita e aberta ao público, a iniciativa integra o programa Forma e Transforma e é realizada no município pela ONG Favela é Isso Aí e pela Habitus Consultoria e Pesquisa, com o patrocínio da Belgo Arames, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio da Fundação ArcelorMittal, da Prefeitura de Feira de Santana e da Fundação Cultural Municipal Egberto Costa e realização do Governo Federal.

Mas e as novidades?

A primeira delas é a realização de cursos de capacitação para elaboração de projetos culturais, captação de recursos e gestão das ações. Com turmas específicas, eles serão voltados para educadores, gestores públicos de cultura, patrimônio e turismo, conselheiros de cultura, artistas e grupos culturais.

“Esse processo formativo vai ser muito importante para atualizar os artistas e grupos locais a respeito das principais ferramentas que eles precisam para melhor realizar seus projetos”, afirma Clarice Libânio, antropóloga e coordenadora executiva da Favela é Isso Aí.

Os cursos serão realizados em parceria com a Habitus Consultoria e Pesquisa, empresa que foi responsável pela elaboração do diagnóstico cultural de Feira de Santana e uma das participantes do primeiro curso de gestão cultural, em 2017, juntamente com o Galpão Cine Horto, patrocinado pela Belgo Arames.

Para dar início a esta edição especial da Mostra, também haverá uma programação cultural com apresentações que valorizam grupos e artistas locais, ação que já faz parte da identidade do evento na cidade. “Vamos viver um momento de celebração, onde iremos apresentar as propostas para a edição da Mostra 2024, que mais uma vez será pautada em editais”, revela.

Parceria com o Festcine

Outra novidade desta edição é a parceria com o Festival de Cinema Nacional (Festcine), que está lançando edital para inscrição de documentários, que serão selecionados, exibidos dentro da programação da Mostra e premiados através de comissão de jurados. A iniciativa é voltada para a valorização da produção audiovisual nacional, com um prêmio especial para realizadores feirenses, valorizando o trabalho de artistas e produtores audiovisuais locais.

“Acreditamos que esta edição da Mostra é muito necessária para que possamos fortalecer os grupos através das capacitações e seguirmos com novas edições ainda melhores e maiores”, assinala Tamylla Novais, Analista de Responsabilidade Social da Belgo Arames.

Ações

Projeto patrocinado pela Fundação ArcelorMittal, a Mostra da Diversidade Cultural desenvolve uma série de ações, entre as quais pesquisas de campo, premiações, registros em foto e vídeo, difusão da identidade local e eventos. A partir do Diagnóstico Cultural realizado em 2016, o programa vem realizando formação de artistas e grupos, além de fomento ao cenário cultural, com contribuição para o desenvolvimento de Feira de Santana e o fortalecimento do próprio setor artístico e cultural. Já foram contemplados cerca de 150 grupos culturais e iniciativas locais no município, além da oferta de ações formativas e realização de mostras artísticas e culturais.

Outras Notícias