Prefeitura reabre terminais de ônibus em Feira

Estudantes têm condições especiais para utilização do serviço. Foto Paulo José/Acorda Cidade.
Estudantes têm condições especiais para utilização do serviço. Foto Paulo José/Acorda Cidade.

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana informou, através de nota ao site Acorda Cidade, que os ônibus voltam a operar no Sistema Integrado de Transporte (SIT) com a abertura dos terminais Central, Norte e Sul a partir desta quarta-feira (2). Com isso, os usuários voltam a pagar no máximo duas pagar passagens em seus deslocamentos. A medida foi anunciada pelo secretário de Transportes e Trânsito, Ebenezer Tuy, na noite desta terça-feira (1º).

Desde a semana passada, o transporte coletivo do município está funcionando em regime emergencial, sob a responsabilidade das empresas Rosa e Viação São João, cujas frotas já somam 140 ônibus. Elas substituíram as antigas operadoras Princesinha e 18 de Setembro, que tiraram seus veículos de circulação no dia 16 de agosto alegando dificuldades financeiras.

Cartão eletrônico

Os terminais de transbordo são localizados no centro de Feira e nos bairros Tomba e Cidade Nova, no entanto vale ressaltar que, por enquanto, não estará funcionando nessas estações o equipamento para leitura do cartão eletrônico. Os alunos que apresentam o smart card podem utilizar o transporte sem pagar, enquanto a bilhetagem eletrônica não é instalada. Aqueles que não dispõem do cartão, pagam meia-passagem mediante apresentação de carteira estudantil com fotografia, conforme decisão do governo.

Vale-transporte

Já os trabalhadores, ainda não poderão usar os créditos remanescentes em seus cartões, pela ausência temporária da bilhetagem eletrônica. Eles poderão utilizar o recurso tão logo seja disponibilizado o equipamento. As empresas já podem adquirir o vale-transporte impresso, à venda nos terminais.

O “validador” de créditos eletrônicos deverá estar funcionando nos terminais em breve. “Esperamos a solução desse problema no menor espaço de tempo possível, para a tranquilidade dos usuários do transporte coletivo”, diz o secretário de Transportes e Trânsito, Ebenezer Tuy.

Novas empresas

Vencedoras de licitação pública, as novas empresas à frente do transporte urbano em Feira só deveriam assumir o serviço em um prazo de quatro a seis meses. Mas aceitaram cumprir, antes desse período, um contrato emergencial. Os ônibus que estão sendo utilizados em regime temporário foram locados pela São João e Rosa. Ao assumir o contrato para o qual foram licitadas, algo que deve ocorrer no máximo dentro de seis meses, as empresas terão que apresentar 270 veículos zero quilômetro.

Com informações do site Acorda Cidade.

Foto de capa: Paulo José.

Outras Notícias