Rio Vermelho ganha 55 novas árvores após segunda etapa de requalificação

Foto: Max Haack/ Agecom
Foto: Max Haack/ Agecom
Foto: Max Haack/ Agecom

Quem já passou pelo trecho da segunda etapa da orla do Rio Vermelho que foi requalificada, envolvendo as ruas do Meio, da Fonte do Boi e Praça Brigadeiro Faria Rocha, notou que o bairro ficou ainda mais verde. Além das intervenções que ninguém vê, como na área de macrodrenagem, e da nova pavimentação, ciclovias e mobiliário urbano, o berço da boemia de Salvador ganhou após mais essa fase de obras 55 novas árvores. Elas se somam a outras 150 que já haviam sido plantadas na primeira etapa da requalificação, entre a Praia da Paciência e o Largo da Mariquita, abrangendo ainda o Largo de Santana e a Rua João Gomes.

Foram plantadas espécies adequadas para urbanização paisagística, como oiti (licania tomentosa), jasmim manga (plumeria rubra), algodoeiro de praia (hibiscus tiliaceus), palmeira vechia (veitchia arecina), palmeira areca (dypsis lutescens), palmeira triangular (dypsis decaryi), pau de leite (sapium glandulatum), abricó da praia (labramia bojeri) e aroeira (schinus terebinthifolius). Para o secretário da Cidade Sustentável, André Fraga, a cobertura vegetal ampliada contribui para a melhora do microclima local e na qualidade de vida. “Sempre quando tem alguma obra de revitalização da Prefeitura na cidade, efetuamos ações de arborização, a fim de deixar o espaço mais humano. As árvores oferecem um serviço à população, deixando o microclima agradável e impactando no visual paisagístico. As pessoas ficam bem quando veem o verde”, ressalta. O gestor revela que a Secis fará uma ação de conscientização com ambulantes e moradores do Rio Vermelho para que as mudas sejam cuidadas e regadas.

Estímulo ao meio ambiente – Dentre as ações para reforçar o plantio e promover ainda mais a importância da preservação do meio ambiente em Salvador, a Prefeitura criou, em 2015, o projeto Escola de Jardinagem Itinerante, que já passou algumas vezes pelo Rio Vermelho. A iniciativa, que tem como intuito envolver a população no cuidado com o verde da cidade, já promoveu o plantio de cerca de 1,4 mil mudas de árvores em 67 locais diferentes. Os interessados em levar a iniciativa para a região onde mora poderão solicitar vistoria técnica através do telefone (71) 3611-3803.

Vale lembrar que Salvador já recebeu um novo Parque da Cidade e aproximadamente 50 mil árvores do início de 2013 até agora, conforme balanço da Secis. Entre os pontos da cidade beneficiados com plantio promovido pela Prefeitura estão, além do Rio Vermelho, a Praça de São Marcos, Ribeira, Barra, Avenida Garibaldi e Itapuã. O número é bastante superior ao de erradicação nos últimos quatro anos, cerca de 300, segundo a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), órgão responsável por executar podas e eliminações de árvores em locais públicos da capital. Ainda de acordo com a Seman, 90% das erradicações aconteceram porque os vegetais foram atacados por pragas e poderiam tombar, causando acidentes.

Plano Diretor – Outra iniciativa importante da Prefeitura nesta gestão foi a definição de regras para plantio, poda, corte e transplantio de árvores em espaços públicos e privados através do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU). O projeto de lei foi aprovado na Câmara de Vereadores na última terça-feira (13) e aguarda sanção do prefeito ACM Neto. O objetivo do plano é orientar profissionais e a sociedade em geral a praticarem ações de acordo com parâmetros técnicos adequados à arborização urbana, evitando assim conflitos com estruturas e equipamentos da cidade.

Outras Notícias