Secretário da Saúde e prefeitos debatem ações de combate à febre amarela

Titular da Sesab, Fábio Vilas-Boas, durante reunião. Foto: Joá Souza .
Titular da Sesab, Fábio Vilas-Boas, durante reunião. Foto: Joá Souza .
           Titular da Secretaria da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, durante reunião. Foto: Joá Souza .

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, se encontrou com prefeitos e secretários municipais de saúde para discutir estratégias de combate à febre amarela. A reunião foi realizada no auditório da Secretaria de Infraestrutura, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na tarde desta terça-feira (24).

“Fui informado pessoalmente pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, sobre a ocorrência de morte de macacos no oeste de São Paulo. Esse é o primeiro e principal indicador de que está havendo novos casos de febre amarela. A doença voltou e, se não fizermos nada, pode entrar nas nossas cidades”, declara Vilas-Boas.

O secretário também falou da preocupação em relação ao vetor transmissor da doença nas cidades, o mosquito Aedes aegypti. Em São Paulo, algumas cidades já estão em alerta, como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Outro estado em alerta é Goiás.

Para fortalecer e traçar estratégias no combate à doença em todo o Brasil, a recomendação da Vigilância Epidemiológica nacional é de imunização total das populações sob risco. “O governador Rui Costa pediu que fizéssemos um plano estadual para bloquear a entrada da febre amarela. Trata-se de uma doença que tem alto poder de disseminação e é extremamente grave. Até 50% dos doentes morrem”, afirma Vilas-Boas.

Do portal A Tarde.

Outras Notícias