Serviços públicos contam com esquema especial até quarta-feira (30) em Salvador

3
Gestão municipal não descarta a possibilidade de interrupção da coleta de lixo.

Por conta da greve dos caminhoneiros e a falta combustível na capital baiana, os serviços públicos em áreas consideradas prioritárias, como saúde, transporte público e limpeza urbana contam com esquema especial de operação. Conforme a Prefeitura de Salvador, o funcionamento destes setores está assegurado, mesmo que de forma parcial, até a próxima quarta-feira (30).

Desde essa sexta-feira (25), a frota dos ônibus foi reduzida para 80% do total nos horários de pico e 40% nos demais. Neste sábado (26), apenas metade da frota de coletivos vai sair das garagens. No domingo (27), o número cai para 30%. Segunda, terça e quarta, a frota em circulação volta ao patamar de 80% e 40%.

O governo municipal não afasta a possibilidade do número diminuir ainda mais. “Como temos percebido que poucas pessoas estão nas ruas, não descartamos a possibilidade de reduzir para aumentar o número de dias que temos combustível em estoque”, esclarece o prefeito ACM Neto (DEM), durante a apresentação do esquema. A demanda do serviço vai ser acompanhada em tempo real pela Secretaria de Mobilidade (Semob).

Na saúde, as prioridades são os funcionamentos do Hospital Municipal e das Unidades de Pronto-Atendimento. A Prefeitura de Salvador assegurou que existe reserva de combustível para as ambulâncias do Samu até quarta. O mutirão de vacinação contra o vírus da gripe, previsto para este sábado, está mantido. “Estamos vendo a possibilidade de conseguir mais combustível diretamente de fornecedores. Mas essa possibilidade ainda não é garantida”, revela o prefeito.

Devido à falta de combustível e aos bloqueios nas vias de acesso à CIA-Aeroporto, uma suspensão no serviço de coleta de lixo não é descartada. “Se esse movimento não for suspenso e houver a extensão dessa dificuldade de abastecimento, na segunda-feira vamos divulgar novo plano operacional”, salienta ACM Neto.

As aulas das escolas municipais estão mantidas enquanto os ônibus do transporte público puderem circular, o mesmo vale para repartições públicas municipais. As áreas de manutenção e da Defesa Civil, que atuam mais diretamente na Operação Chuva, vão manter a atividade.

Com informações do portal A Tarde.

Outras Notícias