Os funcionários da Secretaria da Saúde (Sesab) entram em greve por tempo indeterminado a partir desta sexta-feira (17), após decisão tomada em assembleia geral no início desta semana. Segundo o G1, um grupo de grevistas realizou uma manifestação, durante esta manhã, na avenida ACM, região do Iguatemi, em Salvador. Até por volta das 10h50, os servidores caminhavam pela área.
De acordo com informações do Sindicato da classe (Sindsaúde-Ba), a greve é fruto da “insatisfação acumulada devido à falta de valorização da categoria, às péssimas condições de trabalho e à falta de diálogo que marca a atual gestão. A tudo isso somou-se como ‘gota d’água’ ou estopim o corte do adicional de insalubridade, praticado pela Sesab na folha do mês de junho, bem como a ameaça do corte da extensão de jornada”.
Ainda segundo o Sindicato, o movimento é mais do que uma reação ao corte da insalubridade e também à extinção das Diretorias Regionais de Saúde (Dires). O ato é contra ainda a baixa remuneração, as péssimas condições de trabalho e a angústia que os servidores sentem diante do sofrimento dos usuários do SUS devido à falta de profissionais, leitos, exames e medicamentos.
Com informações do site do Sindsaúde e do G1.