Setembro Amarelo: ações alertam para necessidade de prevenção ao Suicídio

post_amarelo_V2
Os psiquiatras Fabiana Nery e Victor Pablo participam do Encontros Holiste, uma das ações da campanha “Suicídio: Quanto mais se fala, menos acontece”
(Fotos: Divulgação)

A cada 45 minutos uma pessoa comete suicídio no Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente, 883 mil pessoas tiram a própria vida no mundo. O suicídio é uma das três maiores causas de morte na faixa etária entre 15 e 35 anos, e em quase 90% dos casos há o diagnóstico de doença mental ou o uso abusivo de substâncias psicoativas. Para marcar o Setembro Amarelo – mês dedicado a prevenção ao suicídio -, a clínica Holiste lança a campanha Suicídio: Quanto mais se fala, menos acontece.

A série de ações tem como objetivo combater o tabu em torno do tema, além de alertar para a necessidade de se falar sobre o assunto. Entre as iniciativas estão o lançamento do vídeo Entendendo o suicídio, que integra a série Desmistificando a Saúde Mental; uma edição especial do Encontros Holiste, palestra gratuita com os psiquiatras Fabiana Nery e Victor Pablo, no dia 20/09, às 19h, no Auditório Holiste; além da criação do hotsite suicidio.holiste.com.br, que reúne conteúdos exclusivos sobre o assunto.

Para a médica psiquiatra da clínica Holiste, Fabiana Nery, a tentativa de suicídio é um problema de saúde pública e tem que ser abordada de forma ética, profissional e terapêutica. “Não é um problema de caráter ou personalidade, é uma questão médica, uma questão de saúde que demanda tratamento. Ideação suicida é um sintoma da gravidade de uma doença. Tratando a doença, a ideação suicida desaparece”, garante a psiquiatra. A especialista participa do Encontros Holiste com a palestra Suicídio não é escolha e pode ser evitado.

Já o psiquiatra Victor Pablo irá falar sobre o tema Prevenção do suicídio em jovens, onde alertará sobre a importância de dialogar sobre o tema com os jovens, como forma de aliviar o sofrimento e detectar planos suicidas. “Basta um minuto para a impulsividade do adolescente passar ao ato suicida, como reação a lutos, mudanças de domicílio, bullying ou conflitos familiares”, explica o psiquiatra. Ele alerta, ainda, que os sinais fáceis de identificar, aparecem meses ou semanas antes do ato.

Após as palestras, os dois profissionais responderão as perguntas da plateia. O evento é gratuito, voltado para familiares de pessoas que lidam com transtornos mentais, e será realizado no dia 20/09 (quarta-feira), às 19h, no auditório da Holiste Psiquiatria, no bairro de Pituaçu. As vagas são limitadas e os interessados precisam se inscrever pelo site holiste.com.br/encontros-holiste.

Desmistificando a Saúde Mental – No Setembro Amarelo, a série Desmistificando a Saúde Mental também ganha uma edição especial, com o vídeo Entendendo o suicídio. Nele as psicólogas Ethel Poll e Daniela Araújo se juntam aos psiquiatras Fabiana Nery e Victor Pablo para esclarecer ao público diversos assuntos em torno do tema, tais como: os sinais aos quais devemos ficar atentos, tratamento, perfil dos suicidas, definição do problema, reforçando que esse é um problema passível de tratamento. Ainda como parte das ações deste mês de prevenção ao suicídio, a Holiste Psiquiatria reuniu no hotsite suicidio.holiste.com.br diversos conteúdos exclusivos, elaborados pelos seus profissionais – psiquiatras e psicólogos -, onde abordam o assunto, trazendo mais informações que possam auxiliar na prevenção e tratamento do suicídio.

Sobre o Setembro Amarelo – A Associação Internacional de Prevenção do Suicídio instituiu o 10 de setembro, como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Desde 2014, o Setembro Amarelo conscientizar sobre o suicídio o no Brasil. A campanha tem como finalidade alertar a população a respeito da realidade do suicídio no país e no mundo, suas formas de prevenção e a importância de se falar sobre o tema.

Outras Notícias