São Cristóvão ganha nova praça e equipamento na área social

Praça Andre Sanches, em São Cristovão
Foto: Valter Pontes/ Agecom
Praça Andre Sanches, em São Cristovão Foto: Valter Pontes/ Agecom
Praça Andre Sanches, em São Cristovão Foto: Valter Pontes/ Agecom
Praça Andre Sanches, em São Cristovão
Foto: Valter Pontes/ Agecom

Em clima de festa, a Prefeitura inaugurou na noite de ontem (20), na comunidade de São Cristóvão, a Praça André Sanches, localizada na Rua Alto da Boa Vista, e mais um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), situado na Rua Norte 1, nº 4. A entrega dos equipamentos foi feita pelo prefeito ACM Neto, que estava acompanhando da vice-prefeita Célia Sacramento, do secretário de Manutenção, Marcílio Bastos, (Seman), da titular da pasta de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), Ana Paula Matos, e representantes da Câmara Municipal.

A unidade do Cras foi totalmente reformada para garantir atendimento amplo aos soteropolitanos em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, Salvador conta com 28 centros similares, sendo que dois já foram completamente reestruturados (Parque São Cristóvão e Centro Histórico) e oito estão em fase final de reparos. Dentre as melhorias realizadas na unidade do Parque São Cristóvão constam serviços pontuais de manutenção como pintura, revisão elétrica e hidráulica, conserto de telhado e revisão do forro para evitar infiltrações. Além disso, foram construídos novos banheiros e todos os espaços foram adaptados com os requisitos necessários para garantir a acessibilidade dos frequentadores.

As unidades têm capacidade para cadastrar até cinco mil famílias e realizar o acompanhamento sistemático de mil delas ao longo do ano. Cada centro conta com o apoio de oito profissionais, sendo duas assistentes sociais, um psicólogo, um profissional do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e quatro técnicos, atuando em sistema contínuo, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Destinados a garantir atenção básica a pessoas em situação de vulnerabilidade social, os Cras auxiliam na inserção dessas pessoas nas políticas públicas, no mercado de trabalho e na vida comunitária de forma a proteger famílias cujos direitos fundamentais foram violados. São priorizados atendimentos a famílias residentes em territórios de maior vulnerabilidade e risco social, pessoas em situação de extrema pobreza e com privação parcial ou total de renda, bem como alvo de fragilização de vínculos afetivos, como vítimas de discriminação social, racial, etária, por deficiência ou de gênero.

Dentre os atendimentos realizados nos Cras estão entrevistas, visitas domiciliares e institucionais, encaminhamentos às unidades da rede assistencial, ações comunitárias, palestras, oficinas e cursos voltados à educação voltados para o mercado de trabalho, incentivo à geração de renda, por meio de encaminhamento para capacitação e intermediação de mão de obra, além de assistência, orientação e encaminhamento para programas sociais.

Outras intervenções – A Praça André Sanches foi totalmente construída do zero, e recebeu um investimento total de R$282 mil. A execução da obra foi feita pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), que equipou o local com pista de cooper, mini quadra esportiva, espaço multiuso para apresentações culturais, espaço e parque infantil, academia de saúde para atividades de baixo impacto e academia de ginástica para jovens que gostam de uma atividade mais intensa, espaço de convivência para idosos com mesa de jogos e bancos de concreto modular, desenvolvidos pela autarquia em sua fábrica na BR-324.

Na solenidade, o prefeito ACM Neto destacou que o espaço ficou bonito a altura do que a população do local merece e afirmou que em três anos e meio de gestão já foram recuperados ou construídos cerca de duzentas praças. “A soma destas praças mudou a cara de Salvador fez com que devolvêssemos a cidade ao cidadão. Até 2012, as pessoas estavam condenadas a ficar dentro de casa, não havia espaço publico que permitisse a convivência social. Hoje, o baiano voltou a falar bem da sua terra lá fora, o soteropolitano sabe as transformações que a cidade vem passando”, finalizou.

O local, que antes era um terreno baldio onde as pessoas descartavam entulho, também foi pavimentado e recebeu paisagismo, com plantio de árvores e gramado. A área também foi contemplada com nova iluminação feita pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que investiu R$ 62 mil.

Outras Notícias