Senado dos EUA rejeita 2º impeachment de Donald Trump

Foto: MANDEL NGAN / AFP
Foto: MANDEL NGAN / AFP

O Senado dos Estados Unidos rejeitou o 2º processo de impeachment do ex-presidente Donald Trump. O pedido de impedimento de Trump havia sido motivado pelas declarações do presidente no dia 6 de janeiro, durante a invasão ao Capitólio, sede do Congresso norte-americano. Opositores consideravam que ele incitou o ato, que deixou 5 pessoas mortas.

Sete senadores republicanos votaram contra o ex-presidente. Eram necessários 67 votos, entre 100 senadores, para Trump ser condenado. O placar final foi de 57 votos a favor da condenação a 43 pela absolvição. O inédito julgamento de impeachment tinha o objetivo de abrir caminho para a cassação dos direitos políticos de Trump, impedindo-o de concorrer novamente à Presidência.

A absolvição já era esperada pelos deputados democratas que lideraram a acusação, pois, desde que começaram a falar em um novo processo de impeachment, em momento algum pareceu que a maioria dos republicanos se voltaria contra Trump. Diante da impossibilidade de condená-lo, os acusadores aproveitaram o espaço no Senado para apresentar alegações contra Trump, amparadas por uma profusão de registros em vídeo de cenas de violência, em uma tentativa de deixar uma marca negativa sobre a sua Presidência.

Outras Notícias